Close Mobile Navigation

Questionário de saúde do pulmão

No nosso país são registados mais de 5200 novos casos de cancro do pulmão, por ano, sendo o cancro que mais mata em Portugal. A maioria é detectada numa fase avançada da doença, o que compromete o seu prognóstico.1

A deteção de sintomas numa fase inicial faz a diferença

Falta de ar. Tosse persistente. Respiração ofegante. Fadiga. Esses são apenas alguns dos sintomas que muitos de nós ignoramos ou atribuímos ao envelhecimento e à menor condição física. É importante descobrir quanto antes o que poderá estar na origem destes sintomas.

O questionário de saúde do pulmão poderá ajudá-lo(a) a perceber os sintomas e determinar os próximos passos a dar.

Ao terminar o questionário, pode fazer o download em PDF das suas respostas. Este documento pode ser utilizado como base de orientação da sua conversa com um médico especialista nesta área, caso prossiga para uma consulta.

Quais são os sintomas de cancro do pulmão?

Os sintomas mais comuns, a que se deve ter uma maior atenção são:

Grande duração da tosse recorrente e/ou prolongada no tempo

Falta de ar e dificuldade respiratória

Tossir sangue

Sentir-se cansado ou fraco

Dores no peito ou ombros

É crítico que os sintomas de cancro do pulmão sejam detetados numa fase precoce. Na maior parte dos casos, os sintomas podem não estar necessariamente relacionados com o cancro do pulmão.

Questionário de saúde do pulmão como primeiro passo

O questionário de saúde do pulmão foi desenvolvido pela MSD com o objetivo de aumentar a consciencialização do público em geral, sobre os sintomas do cancro do pulmão. Este questionário pode contribuir para o ajudar a perceber os sintomas relacionados com a saúde dos seus pulmões.

Referência:

1. Falta do rastreio continua a matar por cancro do pulmão, em Portugal; Pulmonale; Press Release.14Nov_V3


PT-NON-03373 12/2024